Download http://bigtheme.net/joomla Free Templates Joomla! 3
Home / Notícias / 300 mil euros para Orçamento Participativo de Viseu
Cover FB Tons Primavera 2018

300 mil euros para Orçamento Participativo de Viseu

Com uma dotação financeira global de 300 mil euros, o Orçamento Participativo de Viseu (OP Viseu), traz novidades quer no âmbito temático como na fase de votação e centra-se em duas linhas distintas.

Depois de financiar as edições do Centro Histórico, à Cava de Viriato, do Bairro Municipal e as Freguesias, o objetivo é concretizar, pela primeira vez, e em exclusivo, projetos nos Bairros do concelho. Para esta linha, é disponibilizado um montante de 250 mil euros.

Num outro patamar, a autarquia renova a aposta numa nova edição do Orçamento Participativo Jovem Escolar, lançado em 2016, e contará, para isso, com o envolvimento da comunidade escolar do ensino secundário, profissional e superior, 13 escolas, no total.

Nesta vertente, os jovens apresentam, debatem e submetem as propostas com impacto na comunidade ou nas escolas do concelho e têm à disposição 50 mil euros de orçamento.

Nesta edição, as propostas na área da Inclusão serão valorizadas e preponderantes em fase de eleição dos vencedores. 50 mil euros terão de ser obrigatoriamente aplicados nesta área.

Em matéria de apresentação de propostas, fase que agora se inicia e se prolonga até 31 de janeiro, todos os cidadãos estão convidados a contribuir com as suas ideias, à exceção da linha Jovem Escolar, restrita apenas aos alunos matriculados nos estabelecimentos de ensino. Já a votação, contudo, será universal, para todos.

Nesta sessão de apresentação, foram ainda assinados os protocolos de cooperação para a execução de 4 projetos do 1º Orçamento Participativo Jovem Escolar, nomeadamente “OLHAR+ para quem cuida”, “Pequenos Grandes Sorrisos”, “Combate Socioeducativo ao Isolamento da pessoa idosa & Contra a solidão sénior” e “Qualidade de Vida até ao Final”.

No arranque desta nova edição foi tempo de fazer um balanço público da execução dos anteriores Orçamentos Participativos de Viseu. Os dois primeiros, de 2015 e 2016, registam uma execução de 100%, estando todos os projetos da última iniciativa (concluído em 2017) em fase de execução.

 

Pode ver também

Câmara de Oliveira de Frades prepara concessão de recolha de lixo a empresa privada

A câmara de Oliveira de Frades prepara-se, segundo comunicado da CDU Viseu, para concessionar a …

Comente este artigo