Home / Notícias / BE: Centro Social Elisa Barros “desespera” por alargamento do acordo com a Segurança Social

BE: Centro Social Elisa Barros “desespera” por alargamento do acordo com a Segurança Social

O Bloco de Esquerda de Carregal do Sal está preocupado com os atrasos no alargamento do acordo entre a creche de Centro Social Elisa Barros de Cabanas de Viriato em Carregal do Sal e a Segurança Social.

Segundo o BE, a Creche do Centro Social Professora Elisa Barros, foi construída no âmbito do “Programa PARES II” para ter uma capacidade de 66 crianças, mas iniciou o funcionamento a 28 de Outubro de 2016 com um acordo de cooperação com a Segurança Social para 24 crianças.

No ano letivo de 2017, o Centro Social solicitou o alargamento para 38 crianças. Em resposta ao ofício, o Centro Distrital de Viseu da Segurança Social, referiu que as propostas de alargamento do acordo de cooperação, deviam ser feitas no arranque de cada ano letivo e que competia aos serviços centrais a sua autorização.

Em Julho de 2018, o Centro Social solicitou novamente o alargamento do acordo, já que frequentaram a creche no ano letivo de 2017/2018, 58 crianças, das quais só 24 estiveram abrangidas pelo acordo, alertando os serviços da Segurança Social, para a sustentabilidade financeira da creche se esta situação não fosse alterada.

Em resposta de Agosto de 2018, o Centro Distrital de Viseu aceitou o pedido de alargamento do acordo, remetendo-o aos serviços centrais da Segurança Social e logo que este seja deferido dariam conta do enquadramento a realizar.

Neste momento, segundo o BE de Carregal do Sal, o Centro Social, ainda aguarda pelo deferimento do pedido de alargamento do acordo de cooperação com um total de 47 crianças e 7 pré-inscrições de entrada até Dezembro de 2018, o acordo de cooperação ainda só abrange 24 crianças, ao mesmo tempo que passa pelos constrangimentos financeiros que resultam da manutenção de um bom serviço para as crianças.

O Bloco de Esquerda de Carregal do Sal mostra preocupação e vai questionar as autoridades competentes sobre esta situação, já que a gravidade da situação, segundo o BE, pode colocar em causa o bom funcionamento da instituição que recebe 54 crianças, sendo que atualmente só 24 têm acordo de cooperação.

 

Pode ver também

“PALÁCIO DO GELO FASHION SHOW 2024”

Viseu, 22 de abril de 2024 – O Palácio do Gelo Shopping, em Viseu, celebrou …

Comente este artigo