Condutores de trator obrigados a frequentar formação de 35 horas – Alive FM 89.9 FM – Viseu
Download http://bigtheme.net/joomla Free Templates Joomla! 3
Home / Notícias / Condutores de trator obrigados a frequentar formação de 35 horas

Condutores de trator obrigados a frequentar formação de 35 horas

O Governo anunciou a obrigatoriedade de 35 horas de formação para condutores de tratores.

Em declarações à Lusa, o secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural, Miguel João Freitas, admitiu que o elevado número de acidentes com máquinas agrícolas é uma “situação muito preocupante” explicando que em muito se deve “à antiguidade” de condutores e máquinas.

“Vai haver uma alteração do ponto de vista da exigência na formação para a licença de condução de tratores, passando a haver formações no mínimo com 35 horas e com um conjunto de informação mais vasto do que o atual”,

O grupo de trabalho, constituído pelos ministérios da Agricultura, Administração Interna, GNR, Instituto de Mobilidade e Transportes e pela Autoridade para as Condições de Trabalho, está a trabalhar o combate à sinistralidade agrícola em diversas vertentes.

Quanto aos condutores, as novas regras na formação para futuros condutores e “ações de sensibilização” para os atuais é o caminho escolhido pelo executivo, sendo que quanto aos tratores o Governo quer que cada veículo tenha o “chamado arco de Santo António”.

Em 2017, segundo a Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas e do Crédito Agrícola de Portugal (Confagri), morreram cinco pessoas por mês em acidentes com tratores agrícolas, sendo que a GNR contabilizou 61 mortos ao volante daquelas viaturas.

Nos primeiros quatro meses de 2018 foram registadas 15 vítimas, nove mortais. Em Portugal estão registados mais de 80 mil tratores sem o chamado arco de Santo António e com mais de 20 anos, segundo dados no ministério da Agricultura.

 

Pode ver também

Aguiar da Beira recebe mundiais de orientação pedestre júnior de 2021

Portugal vai organizar pela primeira vez o campeonato do mundo de orientação pedestre júnior, em …

Comente este artigo