Download http://bigtheme.net/joomla Free Templates Joomla! 3
Home / Notícias / 1 milhão de euros par reabilitar regadios de Lamego, Moimenta da Beira e Resende

1 milhão de euros par reabilitar regadios de Lamego, Moimenta da Beira e Resende

O ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural aprovou um investimento de cerca de um milhão de euros para projetos de reabilitação de regadios tradicionais nos concelhos de Lamego, Moimenta da Beira e Resende, no distrito de Viseu.

O investimento será feito nos regadios de Cepões e Lazarim, no concelho de Lamego, nos regadios de São Martinho, das Arcas e de Sever, Granjinha e Barracão, no concelho de Moimenta da Beira, e no regadio do Cabo das Levadas, no concelho de Resende, refere um comunicado do gabinete do ministro Luís Capoulas Santos.

“O investimento público, a fundo perdido, ronda um milhão de euros e beneficia cerca de meio milhar de agricultores (497). Estes projetos de recuperação complementam o Programa Nacional de Regadios (PNR)”, explica.

Segundo a mesma fonte, o PNR “prevê um investimento global de 560 milhões de euros na criação e na reabilitação de mais cerca de 100 mil hectares de regadio até 2023, que vão gerar 10.500 postos de trabalho permanentes”.

Na opinião de Luís Capoulas Santos, trata-se de “um instrumento essencial para a fixação das populações e para o apoio à agricultura familiar”.

Estes regadios integram um projeto mais amplo de valorização dos territórios e da atividade agrícola, “tornando-a mais produtiva e mais competitiva, nomeadamente através do uso mais eficiente da água”, considera o governante, frisando que “a sustentabilidade da atividade agrícola é também uma prioridade”.

 

Pode ver também

Viseu: Fim de semana de chuva e trovoada

O distrito de Viseu vai estar sob aviso amarelo este sábado, 19 de outubro, devido …

Comente este artigo