Foi recentemente aprovada a candidatura do Município de Vouzela que prevê a instalação de 17 ilhas ecológicas subterrâneas, a aquisição de viatura para recolha selectiva e a aquisição de 10 ecopontos domésticos.
O investimento global ronda os 460 mil euros, sendo comparticipado em 85% por fundos comunitários, o que representa um financiamento na ordem dos 390 mil euros.
Os equipamentos serão colocados nas freguesias e a escolha dos locais para a instalação terá em conta a existência de zonas comerciais e a densidade populacional, o acesso fácil das viaturas de recolha, a inexistência de infraestruturas subterrâneas e a largura dos passeios e das vias.
De fora deste projeto ficou a vila de Vouzela, que foi integrada numa candidatura supramunicipal apresentada pela associação de municípios da região do Planalto Beirão.
Segundo Rui Ladeira, Presidente da Câmara Municipal de Vouzela, o sistema a ser adoptado traz várias vantagens. “Em primeiro lugar, estas ilhas ecológicas são mais higiénicas, uma vez que impedem a libertação de odores. Para além disso, são mais funcionais, já que permitem uma recolha segura e cómoda de resíduos urbanos selectivos e indiferenciados. Possuem, ainda, um período de vida útil mais longo do que o dos contentores tradicionais e exigem menor manutenção, permitindo optimizar os circuitos de recolha e a gestão da frota, pela redução do consumo e desgaste das viaturas”, adiantou.
Por outro lado, segundo o autarca, as ilhas ecológicas irão melhorar a circulação de peões, uma vez que serão retirados da via pública dezenas de contentores.
Prevê-se que a medida esteja concluída durante os próximos dois anos.
Comente este artigo