O Município de Viseu recebeu o visto do Tribunal de Contas e o parecer favorável da Autoridade de Mobilidade e Transportes, para pôr em prática o novo sistema de transportes do concelho.
A autarquia de Viseu prevê que a concessão do MUV (Mobilidade Urbana de Viseu) arranque durante o verão, altura em que os novos autocarros passarão a circular.
Com a nova concessão, estarão em funcionamento as 22 linhas concelhias, às quais se juntarão dois novos circuitos urbanos que ligam o centro de operações de mobilidade ao centro urbano e aos principais pontos de destino, nomeadamente serviços de saúde, comércio, escolas e centro da cidade.
Estes circuitos vão ser servidos por oito autocarros com frequência de circulação de 20 minutos.
O MUV contempla ainda a linha azul no Centro Histórico, com autocarros elétricos, com paragens sob pedido. No início do ano letivo, estará garantida a cobertura, em período escolar, do maior número possível de Circuitos Escolares Especiais.
Almeida Henriques, Presidente da Câmara de Viseu, salientou “o caráter inovador que o novo sistema de mobilidade urbana traz a Viseu. A aposta na inovação é acompanhada pela preocupação com a inclusão e proximidade traduzida no serviço piloto de “Transporte a Pedido” para as freguesias de baixa densidade populacional de Viseu: Côta, Calde, UF Barreiros e Cepões, Freguesia de Coutos de Viseu, Ribafeita, São Pedro de France.
O Município de Viseu, que se constitui como Autoridade Municipal de Transportes, inicia agora uma das primeiras concessões de transportes ao abrigo da nova legislação que regulamenta a atividade.
O arranque da nova concessão fica agora dependente da apreciação do Tribunal Central Administrativo do Norte, decorrente de um recurso interposto pelo concorrente perdedor.
Comente este artigo