Sexta-feira, 18 de fevereiro, será formalmente apresentada num evento, em Lisboa, a associação de natureza filantrópica, patriótica e republicana que adota a denominação de “VIRIATOS”.
Esta associação, terá por principal fim promover a cidadania na defesa dos direitos e das responsabilidades morais e sociais do Estado, estimulando o conhecimento informado, combatendo a iliteracia, incentivando a participação nas políticas públicas que servem a comunidade, favorecendo o reconhecimento público da competência, da excelência e da meritocracia.
Além disso, de forma mais pragmática, a Viriatos visa igualmente a promoção, o desenvolvimento social e a solidariedade entre os seus associados bem como de todos que se constituam como antigos militares do Regimento de Infantaria N.º 14 (RI 14).
A Viriatos actuará com total independência e isenção político-partidária e religiosa e procurará ser um forte e decisivo dinamizador e divulgador dos produtos, tradições, usos, costumes e das tradições da Região das Beiras, através de convívios, refeições, reuniões, competições e outras manifestações sociais.
A gastronomia regional, e em especial o Rancho à moda do RI 14, ocuparão espaço nos eventos dos Viriatos como conferências, seminários, passeios culturais e provas desportivas onde estarão também sempre presentes as virtudes e as tradições associadas aos Viriatos.
A Associação não se esgota nos associados ex-militares e contará também com os “Amigos dos Viriatos” e os “Associados de Honra”.
A Associação promoverá anualmente a atribuição do título “Viriato Honorário”, nas modalidades, “Viriato do Ano e Viriato de Carreira”.
Neste evento da Viriatos será homenageada uma personalidade nacional e marcante da região, como sinal da dimensão que pretende conferir a este novo espaço de cidadania e da solidariedade.
O seu lema será “Um Viriato estará sempre acompanhado e apoiado.
A Associação será apresentada pelo seu Presidente fundador, General Carlos Chaves, antigo Comandante do RI 14 estando para o efeito convidadas várias personalidades e entidades nacionais e regionais.
Comente este artigo