O Parque Urbano de Santiago é palco, sábado e domingo, da “Festa da Saúde 2019”, evento organizado pela Sociedade Portuguesa de Medicina Interna e que conta com o apoio do Município de Viseu.
Esta é a primeira edição realizada fora de Lisboa e Porto e tem como objetivo promover hábitos de vida saudável e a prevenção de doenças crónicas.
Do vasto programa constam rastreios médicos, momentos de promoção de atividade física, iniciativas culturais, um showcooking com o chef Diogo Rocha, conferências de promoção para a saúde; e uma conferência com o Campeão Olímpico, Carlos Lopes.
A iniciativa conta também com a presença dos Núcleos de Estudo da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna, associações de outros profissionais de saúde (enfermeiros, nutricionistas, farmacêuticos, entre outros), associações de doentes e outras empresas/instituições ligadas à saúde.
Para o Presidente da Câmara Municipal, Almeida Henriques, o apoio do Município de 25 mil euros, faz todo o sentido, se levarmos em conta o “papel de proximidade da autarquia na promoção da saúde”.
“Esta parceria [com a Sociedade Portuguesa de Medicina Interna] é quase natural. Isto porque estamos a falar de uma Festa enquanto momento de sensibilização das várias camadas da população”, explicou, desejando que o evento constitua “um momento de promoção de hábitos de vida saudáveis”.
Almeida Henriques destacou ainda a importância da prevenção, lembrando os vários programas municipais em curso que vão nesse sentido, nomeadamente a Atividade Sénior e a Escola Ativa.
Já João Melo Correia confessou-se “abismado” com o programa de promoção da atividade física que o Município implementou.
“Não conheço Câmara com um programa tão abrangente na promoção da saúde”, observou, adiantando que a Festa da Saúde “vai fazer-se num ambiente descontraído e alegre”, em que a população “poderá fazer um chek-up geral à sua saúde”.
Comente este artigo