Achados arqueológicos que resultaram de escavações no centro histórico de Viseu, coordenadas por João Inês Vaz, há cerca de 30 anos, são mostrados pela primeira vez numa exposição na Casa do Miradouro.
A arqueologia na Rua das Ameias” é o nome da exposição que valoriza os trabalhos de escavação arqueológica promovidos pela Câmara, sob a coordenação de João Inês Vaz, entre 1988 e 1991, na Rua das Ameias.
Esta é a primeira exposição temporária da Coleção Arqueológica José Coelho, que “é pequena em tamanho, mas grande em significado”, salientou, o vereador da Cultura na Câmara de Viseu, Jorge Sobrado.
Os achados arqueológicos nunca foram estudados, nunca foram inventariados e estão fechados há 30 anos”, realçou Jorge Sobrado.
A escavação foi encerrada em 1992, sendo agora trazido a público, com esta exposição, o arquivo de informação recolhido e produzido ao longo das quatro campanhas de escavação e pelos trabalhos de laboratório que se seguiram.
Segundo Jorge Sobrado, nesta exposição podem ser vistos “os documentos técnicos da época que foram feitos a partir das janelas de observação do solo abertas neste período, as fotografias produzidas pelos arqueólogos e achados, nomeadamente de cerâmica”.
Estes, segundo o vereador da cultura Jorge Sobrado, já foram inventariados e permitem documentar a ocupação do período romano e do período medieval no centro histórico de Viseu.
Comente este artigo