Home / Notícias / Viseu: Escola Básica de Paradinha abre renovada no arranque do novo ano letivo
Escola Básica de Paradinha - Viseu

Viseu: Escola Básica de Paradinha abre renovada no arranque do novo ano letivo

Foi inaugurada na manhã desta segunda-feira a Requalificação da Escola Básica de Paradinha, na Freguesia de Repeses e São Salvador. É “um espaço moderno e atual” que visa oferecer aos alunos que a frequentam “melhores condições para aprenderem, adquirirem as competências que são fundamentais para o seu futuro, para o futuro da nossa comunidade e de serem felizes”, disse no evento o Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Fernando Ruas.

Agradecendo a paciência das famílias, professores e funcionários que “aguardam com serenidade a conclusão das obras”, o autarca frisou o contributo da equipa que trabalhou na escola e dos serviços camarários, para além dos pais que “compreenderam e tiveram persistência para esperar por este grande momento”.

A Escola de Paradinha contou com um investimento de 610 mil euros e começou a ser intervencionada no segundo trimestre de 2021. A obra, financiada pelo Programa Operacional CENTRO 2020, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), serviu para requalificar a Escola do 1º CEB de Paradinha, em conjunto com o seu respetivo equipamento Pré-Escolar, dotando-os de melhores condições físicas e de funcionamento.

A empreitada incluiu a construção de uma ligação entre os dois edifícios do Pré-Escolar e do 1º CEB, além de terem sido remodeladas várias instalações, criadas salas e instalados painéis fotovoltaicos que produzem energia para autoconsumo da escola. “Um espaço de recreio coberto, novas salas de terapia, uma sala de professores e espaços complementares às atividades letivas, para além de renovação das salas de aula existentes”, fizeram parte da intervenção, acrescentou o Vereador da Educação, Pedro Ribeiro.

Durante a inauguração, foi realizada uma visita ao espaço pelo Executivo Municipal em conjunto com a Delegada Regional da DGEstE Centro, Cristina Oliveira, o Diretor do Agrupamento de Escolas Infante D. Henrique, Dinis Saraiva, com a Diretora da Escola Básica de Paradinha, Manuela Branquinho, com os professores, com a associação de pais e com vários alunos da instituição.

Recorde-se que o projeto piloto educativo seguido na Escola de Paradinha é baseado no Movimento de Escola Moderna e é apoiado pelo Ministério da Educação. Desta forma, quando o Ministério da Educação aprovou o modelo educativo posto em prática, reforçando as equipas pedagógicas, o Município de Viseu comprometeu-se a realizar obras de requalificação.

A empreitada realizada faz, assim, parte da reformulação e organização do ambiente educativo – estratégias diferenciadas e significativas no que concerne à autonomia e flexibilidade dos alunos – uma forma a (re)pensar o espaço escolar.

Com esta intervenção, pretendeu-se superar situações de isolamento entre os dois níveis de ensino, deixando de existir um muro entre os dois edifícios (Jardim de Infância e 1º Ciclo) e possibilitando a mudança de designação para Escola Básica de Paradinha.

Além disso, é possível continuar a superar situações de isolamento, prevenir a exclusão social e reforçar a capacidade pedagógica com metodologias adequadas através de uma cooperação efetiva entre docentes, assistentes operacionais, encarregados de educação e outros interveniente chave da comunidade, para que, através de uma organização democrática, a escola responda com qualidade e sucesso a todos e a cada um.

 

Pode ver também

Operação Censos 2024: Viseu – GNR sinalizou 3.325 idosos que vivem sozinhos ou isolados

No âmbito da operação “Censos 2024”, a GNR (Guarda Nacional Republicana), sinalizou entre 1 de …

Comente este artigo