O novo sistema de iluminação do escadório do Santuário de Nossa Senhora dos Remédios tem sido fustigado durante os últimos meses por sucessivos atos de vandalismo, um crime que acarreta custos elevados para a Câmara Municipal de Lamego, instituição responsável pela manutenção e substituição dos equipamentos. Só no Pátio dos Reis foram danificados oito projetores de solo, completamente destruídos, enquanto que na “carreira central” foi necessário proceder à substituição de mais quatro. A somar a isto, ao longo do escadório que integra o monumento mais emblemático da cidade de Lamego vários projetores das colunas apresentam evidentes sinais de apedrejamento. Cada equipamento entretanto substituído tem um custo aproximado de 800 euros.
A nova iluminação cénica do escadório do Santuário de Nossa Senhora dos Remédios, com recurso a tecnologia LED – Light Emitting Diode, entrou em funcionamento em janeiro de 2014, através de um projeto desenvolvido pela Associação Douro Alliance – Eixo Urbano do Douro. Mais tarde, foi distinguida com o terceiro prémio no concurso internacional “Auroralia Award 2014” que reconhece, de entre todas as iniciativas de iluminação exterior do mundo, as que melhor minimizam o impacto ambiental do projeto de iluminação.
A solução de iluminação baseou-se na necessidade de valorizar o património, considerando os aspetos turísticos inerentes, uma vez que garante uma perspetiva noturna do escadório, anteriormente inexistente.
Comente este artigo