A UICA, da Unidade Local de Saúde de Viseu Dão-Lafões (ULSVDL), constitui-se como uma mais-valia no acompanhamento e tratamento de doentes com insuficiência cardíaca. Coordenada pelo Serviço de Cardiologia, a Unidade resultou de uma parceria com o Serviço de Medicina Interna.
É composta por dois cardiologistas, um internista e uma equipa de enfermagem dedicada, que permitirá garantir o acompanhamento regular aos doentes, contribuindo para uma maior autonomia, um contacto mais direto com a equipa clínica e, desta forma, uma melhor adesão à terapêutica.
A insuficiência cardíaca associa-se ao elevado risco de internamento, bem como a um risco significativo de mortalidade, sendo a principal causa de internamento em pessoas com mais de 65 anos. Os frequentes episódios de descompensação, com agravamento dos sintomas e a necessidade de recurso ao serviço de urgência, acarretam também um impacto negativo na qualidade de vida e compromete a capacidade de resposta dos serviços de urgência.
A inauguração da nova Unidade decorreu no dia 8 de outubro e reforça o compromisso do Serviço Nacional de Saúde e da ULSVDL com a gestão integrada das doenças crónicas, colocando o acompanhamento ativo do doente no centro das estratégias para a saúde.
Fotografia da Equipa da UICA:
(linha de trás.esq./dir.)
Dr. Nuno Craveiro (Serviço de Cardiologia da ULSVDL)
Dr. António Costa (Diretor do Serviço de Cardiologia da ULSVDL)
Enf. Elisabete Monteiro (Serviço de Cardiologia)
Enf. Margarida Barreiros (Serviço de Cardiologia)
Enf. Catarina Silva (Serviço de Cardiologia)
(linha da frente.esq./dir.)
Drª Joana Capelo (Serviço de Medicina Interna)
Drª Inês Pires (Serviço de Cardiologia)
Enf. Fátima Veiga (Enfermeira Gestora do Serviço de Cardiologia)
Enf. Albertina Dias (Enfermeira Gestora em funções de Direção)
Drª Edite Nascimento (Diretora do Serviço de Medicina Interna da ULSVDL)


Comente este artigo