O Centro de Saúde de Tondela vai entrar em obras de requalificação. Enquanto decorrem os trabalhos, as unidades que integram a valência vão mudar para umas instalações provisórias junto ao Pavilhão Municipal da cidade.
A mudança vai iniciar-se na próxima quinta-feira (12 de setembro), decorrendo até à terça-feira seguinte (17 de setembro). Durante esse período o atendimento médico e de enfermagem será realizado no polo de Molelos da Unidade de Saúde Familiar (USF) de Tondela.
No dia 18 de setembro (quarta-feira) os utentes já serão atendidos nos contentores instalados no parque de estacionamento do Pavilhão Municipal.
O espaço foi devidamente arranjado e preparado para que a população tenha todo o conforto necessário, assim como os profissionais de saúde consigam trabalhar em pleno e com a máxima dignidade.
O atendimento será feito em contentores, que estão devidamente climatizados. No exterior existe uma pala, que resguarda os doentes da chuva e do sol. A entrada no espaço modular far-se-á através de uma rampa.
Quando os utentes entram nas “novas” instalações do centro de saúde encontram uma receção com sala de espera, de onde serão chamados para os diferentes consultórios.
Com esta mudança para os contentores, o Centro de Saúde de Tondela pode entrar em obras de requalificação. O projeto está orçado em 1,7 milhões de euros, sendo executado com o apoio do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
A empreitada pressupõe uma profunda remodelação do imóvel, que data de 1989, sobretudo ao nível do interior, melhorando as condições de atendimento à população, o acesso aos cuidados de saúde, a qualidade e a assistência clínica aos utentes e a eficiência energética.
O exterior também sofrerá obras, nomeadamente ao nível da cobertura, que será substituída.
Esta intervenção visa dotar o atual edifício das condições de salubridade, iluminação e conforto que os cuidados médicos e de enfermagem exigem, garantindo uma melhor prestação dos cuidados de saúde primários à população.
As atuais instalações do Centro de Saúde encontram-se já desadequadas e são consideradas deficitárias para o atendimento e assistência aos cidadãos, sendo ainda estruturalmente impeditivas da concretização de todo o potencial clínico e assistencial que as equipas de saúde podem prestar aos utentes.
O investimento em causa permitirá, assim, melhorar o acesso aos cuidados, como otimizar os recursos.
Este serviço de saúde abrange mais de 12 mil utentes. No edifício do Centro de Saúde de Tondela funcionam além da USF, a Unidade de Cuidados à Comunidade (UCC), a Unidade de Saúde Pública (USP) e a Unidade de Recursos Assistenciais Partilhados (URAP).
(Fonte: Município de Tondela)
Comente este artigo