A Direção-Geral da Saúde (DGS) alerta para a previsão de temperaturas elevadas entre esta quinta-feira, 9 de junho e segunda-feira, e recorda que o calor pode ter efeitos negativos na saúde e que a população se deve hidratar e manter as casas frescas.
Numa informação colocada no ‘site’, a DGS recorda que a exposição ao calor intenso pode ter efeitos negativos na saúde, como a desidratação e outras complicações que podem ser evitadas e que “a reação de cada pessoa à temperatura e os seus efeitos na saúde podem ser diferentes”.
Para proteger a saúde, a DGS recomenda que, durante os dias mais quentes, a população se mantenha hidratada, se proteja do calor, mantenha a casa fresca e fique em contacto e atento aos outros.
Recomenda ainda especial atenção, entre outros grupos, aos doentes crónicos, crianças, idosos e pessoas com mobilidade reduzida e aconselha a população a evitar zonas de poluição elevada, lembrando que “as temperaturas elevadas e a poluição do ar estão muitas vezes associadas”.
“Sempre que trabalhar ou tiver alguma atividade no exterior faça-o acompanhado porque em situações de calor extremo poderá ficar confuso ou perder a consciência”, alerta ainda a DGS. Para manter a hidratação, a DGS recomenda que se beba água mesmo quando não se tem sede, que se evite bebidas alcoólicas e bebidas com muito açúcar e que se faça refeições frias e leves, comendo mais vezes ao dia e evitando refeições muito quentes e muito condimentadas.
Aconselha ainda a que se evite a exposição direta ao sol, especialmente entre as 11:00 e as 17:00, e as atividades físicas no exterior, principalmente nos horários mais quentes.
No exterior, recomenda à população que procure locais à sombra e frescos, use roupas leves, claras e soltas, chapéu e óculos com proteção contra a radiação UVA e UVB. Aconselha ainda o uso de protetor solar com índice de proteção igual ou maior do que 30 sempre que se estiver ao ar livre, renovando a aplicação a cada duas horas.
Para evitar que as casas aqueçam demasiado, a DGS recomenda que, nos horários de maior calor, se corram as persianas ou portadas e, ao entardecer, quando a temperatura exterior for mais baixa do que a interior, se deixe que o ar circular pela casa.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê para os próximos dias no distrito de Viseu uma máxima de 34 graus e a mínima a variar entre os 18 e 20 graus. o IPMA, colocou o distrito em aviso amarelo, entre as 09h00 de sexta-feira, 10 de junho e as 18h00 de domingo, devido à persistência de valores elevados da temperatura máxima
Comente este artigo