Numa organização das Associações de Soutosa, Peva, São Martinho e Segões, com o apoio dos “Baldios Terras de Aquilino Ribeiro”, União das Freguesias de Peva e Segões e Câmara Municipal de Moimenta da Beira, realizou-se em Soutosa nos dias 4 e 5 de novembro (sábado e domingo) o “Serranias, Sabores e Tradições”, a primeira edição pós-pandemia covid-19.
Neste evento os visitantes tiveram a oportunidade de degustar arroz de sanchas, açorda de bacalhau, ossos da suã, entrecosto, sarrabulho, torresmos e feijoada típica. Tudo cozinhado em potes de ferro dispostos sobre brasas a arderem no lajedo junto ao largo principal da aldeia. Não esquecendo, o pão caseiro cozido em forno comunitário e a doçaria conventual.
No sábado, assistiram às atuações da Orquestra CemNotas e Sónia Lisboa (fadista), no domingo, Ruizinho da Penacova.
Paulo Silva, responsável pelas refeições do Serranias em declarações à Alive FM, disse que em dois dias foram servidas aproximadamente mil refeições.
Gilberto Ramos, Presidente dos Baldios Terras de Aquilino Ribeiro, disse que esta primeira edição, depois da pandemia da COVID-19, marca o regresso às tradições da gastronomia local e ao convívio das gentes das “Terras do Demo”.
Pedro Sousa, Presidente da União de Freguesias de Peva e Segões, fez um balanço positivo, de mais um Serranias, com forte afluência de visitantes. Aproveitando a ocasião deixou os agradecimentos a todos (as) que ajudaram na organização deste certame.
Paulo Figueiredo, Presidente do Município de Moimenta da Beira, disse que o Serranias é uma tradição e um costume que as gentes das “Terras do Demo” querem corporizar e manter para o futuro.
Comente este artigo