O concelho de Sernancelhe movimenta anualmente cerca de 4 milhões de euros na produção da castanha e exporta três vezes mais, são 12 milhões de euros, para vários países em todo o mundo.
Agentes políticos, empresas e a própria confraria da castanha durante todo o ano promovem a divulgação e comercialização, para que a castanha de Sernancelhe se imponha cada vez mais no mercado nacional e internacional.

Um dos eventos organizados pela autarquia decorre este fim-de-semana, 25,26 e 27 de outubro, a “Festa da Castanha” tem por objetivo a divulgação dos mais variados produtos endógenos do concelho, salientou à Alive Fm, Armando Mateus vereador da Cultura na câmara de Sernancelhe.
Este ano e pela primeira vez a autarquia de Sernancelhe, além do comboio turístico, disponibiliza mini autocarros para que os visitantes do certame possam conhecer o centro histórico da vila e as freguesias mais próximas da sede do concelho.
Ao longo dos três dias de certame da “Festa da Castanha” de Sernancelhe, o programa abrange as mais variadas temáticas, tanto da castanha como da época do outono.
Sernancelhe conta com mais de 500 explorações, cerca de mil hectares de castanheiros e uma produção anual média de mil toneladas.
Este ano, em Sernancelhe a quantidade de castanha é semelhante à do ano passado, a qualidade, realça Armando Mateus, é de excelente paladar.
A castanha e os mais variados produtos endógenos de Sernancelhe vão estar em exposição este fim-de-semana no Expo Salão, a inauguração do certame está marcado para as 18h30.

Comente este artigo