Home / Notícias / Seca: Autarcas da CIM Viseu Dão Lafões avaliaram com o Governo a situação dos recursos hídricos

Seca: Autarcas da CIM Viseu Dão Lafões avaliaram com o Governo a situação dos recursos hídricos

Os autarcas que integram a CIM Viseu Dão Lafões reuniram, em Viseu, com o secretário de Estado da Conservação da Natureza e das Florestas, João Paulo Catarino, num encontro que contou também com a participação do vice-presidente da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), Pimenta Machado.

Este encontro serviu para fazer a avaliação da situação dos recursos hídricos na região de Viseu Dão Lafões, face à seca extrema que o país atravessa.

João Paulo Catarino sublinhou que o Governo está “alinhado com os autarcas na procura de soluções para resolver um problema de contingência, mas acima de tudo para resolver um problema estrutural”.

No âmbito de mitigar os efeitos da seca na região Dão Lafões, foi celebrado um protocolo com a Agência Portuguesa do Ambiente e a Câmara Municipal de Viseu, para aprofundar estudos para a Barragem de Fagilde. Eventualmente para a ampliar ou novas soluções para aumentar capacidade da barragem”, referiu João Paulo Catarino.

No que toca a soluções mais imediatas, o representante do Governo destacou que passam pela construção de novas captações de água subterrâneas, reativação de outras captações que estavam desativadas, pela ajuda no pagamento de serviços no transporte de água e pela eventual aquisição de autotanques para transporte de água.

O próximo passo “passa por todas essas soluções que vierem a ser ponderadas, município a município, nos casos mais difíceis”, destacou o membro do Governo.

Para implementar estas medidas de contingência, o Governo está “disponível a ajudar os municípios através do Fundo Ambiental”.

João Paulo Catarino diz não ter dúvidas que as campanhas de sensibilização junto dos consumidores para reduziram ao máximo o consumo de água “já estão a surtir efeito”.

O presidente da Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões, Fernando Ruas, considerou a reunião foi oportuna, destacando a extrema importância de se encontrar uma solução para o futuro.

O também presidente da Câmara Municipal de Viseu aludiu ainda à Barragem de Fagilde, que abastece os concelhos de Viseu, Mangualde, Nelas e Penalva do Castelo.

“Depois do problema de 2017, foram colocadas ensecadeiras e aumentou a capacidade da barragem. Neste momento, numa situação análoga, referiu Fernando Ruas, que há água para mais quatro meses, o que significa que essa solução deu resultado”.

Apesar de ter resultado, o autarca considerou que esta “não é ainda uma solução suficiente”.

O autarca de Viseu diz esperar pela decisão para o futuro da barragem de Fagilde, depois de assinada uma adenda para estudar alternativas para aquela reserva de água.

 

Pode ver também

Operação Censos 2024: Viseu – GNR sinalizou 3.325 idosos que vivem sozinhos ou isolados

No âmbito da operação “Censos 2024”, a GNR (Guarda Nacional Republicana), sinalizou entre 1 de …

Comente este artigo