Os incêndios florestais constituem-se como um dos maiores flagelos ambientais, económicos e sociais, consumindo anualmente milhares de hectares de floresta.
Numa ótica de desenvolvimento de orientações e estratégias de índole concelhio no âmbito da defesa da floresta contra incêndios e da promoção da gestão e ordenamento florestal do território, foram atribuídos aos municípios responsabilidades reforçadas para a dinamização das tarefas relacionadas com a defesa da floresta procurando dar resposta à estratégia no sector florestal.
O concelho de Sátão com uma vasta área de património florestal a autarquia tem trabalhado em prole da prevenção, com a limpeza de caminhos florestais.
Em breve vai ser atribuída uma brigada para serviço de segurança contra incêndios, que vai ficar sob alçada da Comunidade Inter Municipal, para a qual a câmara de Sátão vai disponibilizar as antigas instalações da Escola Primária de Lages ou da Meã, como referiu Paulo Santos, o presidente do município de Sátão.
Antigas instalações da Escola Primária de Lages ou da Meã, vão ser disponibilizadas para albergar a brigada de incêndio para serviço de segurança contra incêndios no concelho de Sátão.
Comente este artigo