O Agrupamento de Escolas de Sátão, registou este ano letivo uma ligeira diminuição de alunos, comparativamente a anos transatos.
A redução de alunos no Agrupamento chegou a ser de 30, este ano, foi de apenas 10 alunos, situação que interrompe a estagnação e até um ciclo decrescente do número de alunos que se tem verificado há vários anos.
Helena Castro, diretora do Agrupamento de Escolas de Sátão, refere que, a situação se deve ao regresso de alunos do estrangeiro.
Apesar de a população do concelho de Sátão não ter aumentado, pelo contrário, diminuiu nos últimos 10 anos, segundo o relatório dos Censos de 2021. O regresso de várias famílias que estavam no estrangeiro é a principal razão apontada pela diretora do Agrupamento de Escolas de Sátão.
O ano letivo 2021/2022 no Agrupamento de Escolas de Sátão, arrancou com vários docentes e funcionários doentes, situação à qual o Ministério da Educação, realça Helena Castro, não conseguiu dar resposta.
Com o recurso à legislação e em articulação com o Ministério da Educação, a diretora do Agrupamento de Escolas, Helena Castro, diz que, foram minimizadas as dificuldades no início do ano letivo, com o objetivo de proporcionar “as melhores condições de aprendizagem aos alunos”.
Alunos que estavam emigrados regressaram ao concelho, situação que este ano letivo fez com que o número de alunos matriculados no Agrupamento de Escolas de Sátão fosse mais reduzido, contrariando a tendência dos últimos anos.
Comente este artigo