Home / Notícias / Sátão: Assinatura dos Contratos-Programa, Medidas de Emergência de Apoio e Mitigação do Impacto de Incêndios Rurais – Territórios Resilientes
Foto: Alive FM

Sátão: Assinatura dos Contratos-Programa, Medidas de Emergência de Apoio e Mitigação do Impacto de Incêndios Rurais – Territórios Resilientes

Atendendo aos incêndios que fustigaram o concelho de Sátão e concelhos vizinhos bem como outros a nível nacional, na tarde desta passada sexta-feira, 26 de setembro, o Cine Teatro de Satão recebeu a cerimónia de assinatura dos Contratos-Programa, Medidas de Emergência de Apoio e Mitigação do Impacto de Incêndios Rurais – Territórios Resilientes, onde contou com a presença da Ministra do Ambiente e Energia, Maria da Graça Carvalho e Autarcas de Municípios afectados.

Neste verão de 2025, os incêndios consumiram 30% da área florestal do distrito da Guarda, 15% do distrito de Castelo Branco e Viseu (Sátão, Moimenta da Beira e Sernancelhe), incluindo áreas protegidas, totalizando mais de 250 mil hectares de área ardida até ao final do mês de agosto. Atendo a este facto e numa primeira fase, foram assinados 88 contratos no valor de 7 milhões de euros, que englobaram 58 municípios. Numa segunda fase, no mês de outubro, os apoios poderão chegar aos 11 milhões de euros.

Maria da Graça Carvalho, Ministra do Ambiente e Energia assim o confirmou à Alive FM.

Maria da Graça Carvalho

Alexandre Vaz, Presidente de Câmara de Sátão, referiu que numa primeira fase, o concelho irá receber 80 mil euros para restabelecer a normalidade, na vertente da preservação do Rio Vouga (APA) e da reflorestação (ICNF), correspondente a 2600 hectares de área ardida.

Alexandre Vaz


 

Pode ver também

Adília Mesquita encabeça a lista do CHEGA à Assembleia Municipal do Sátão

A candidata diz que o projeto do partido é estar atento às necessidades das pessoas …

Comente este artigo