O projeto da empresa Nómadas Turismo e Aventura, sediada em Vouzela, foi o vencedor do Tourism Up.
Trata-se de um programa de aceleração de âmbito nacional de apoio a projetos de empreendedorismo nas áreas do turismo e promovido pelo instituto Territórios Criativos e Turismo de Portugal.
A concurso estiveram 10 projetos de valorização de produtos endógenos.
Eco Sky Park é o nome do projeto vencedor da Nómadas, depois de se ver obrigada a deixar cair o projeto inicialmente apresentado, Vouzela Capital Aventura, por causa do concelho ter sido consumido pelas chamas dos incêndios de 15 e 16 de outubro.
A empresa viu-se obrigada a reformular a proposta, desenvolvendo o Eco Sky Park que aproveita o cenário que “restou da floresta do Monte da Senhora do Castelo para criar um parque aventura em que todas as atividades são desenvolvidas no ar”, explica.
Em causa está um percurso de slides, com 800 metros de comprimento “em que a pessoa viaja a deslizar de árvore em árvore”, um conjunto de passadiços suspensos em árvores, que permitem que qualquer pessoa, sem qualquer equipamento, inclusive crianças, possa viajar de árvore em árvore com toda a segurança e um percurso de pontes suspensas, este já com alguma exigência desportiva, mas vocacionada para pessoas com mobilidade reduzida.
O valor do prémio recebido foi de 1.500 euros, “uma compensação apenas pela ideia, já que o orçamento total para a sua implementação é de cerca de 250 mil euros”.
O responsável pela Nómadas espera que possa vir a ser comparticipado pelo Turismo de Portugal, através do programa Valorizar, permitindo torná-lo, assim, “numa realidade a curto prazo”. Para Octávio Teixeira, responsável da empresa, trata-se de “um projeto inovador, com características distintivas no país” e acredita que “em articulação direta com o Parque de Campismo, com a Ecopista e com as Termas de S. Pedro do Sul vai, com toda a certeza, ser um sucesso garantido”.
Comente este artigo