O Índice de Transparência Municipal é realizado desde 2013 pela Transparência e Integridade, em colaboração com a Unidade de Investigação em Governança, Competitividade e Políticas Públicas da Universidade de Aveiro, que colaborou no processo de recolha e validação de dados.
Trata-se de uma avaliação anual da informação de interesse público disponibilizada pelos 308 municípios portugueses nos seus websites oficiais, em sete áreas distintas: informação sobre a organização, composição social e funcionamento do Município; Planos e Relatórios; Impostos, Taxas, Tarifas, Preços e Regulamentos; Relação com a sociedade; Transparência na Contratação Pública; Transparência Económico Financeira e Transparência na área do urbanismo.
A autarquia de Sátão, está entre os municípios que desceu no Índice de Transparência Municipal, registando uma descida de 81 posições, em 2016 ocupava a posição 119, em 2017 passou para a posição 200.
António José Carvalho, presidente da freguesia de Sátão, perante o resultado questionou o presidente da autarquia e mostrou-se preocupado
O presidente da freguesia de Sátão, depois de a câmara de Sátão ter descido 81 posições no Índice de Transparência Municipal, interpelou o presidente do município, quais as medidas que vão ser tomadas, para inverter os resultados do o próximo estudo.
O presidente da câmara de Sátão Paulo Santos, diz que já foram tomadas medidas para que a informação de interesse público seja disponibilizada no site da autarquia, no entanto o autarca, salienta que os rankings tem o valor que têm.
O Município de Cinfães está nos 10 melhores classificados no Índice de Transparência Municipal de 2017. Cinfães é o 9º concelho mais transparente do País, tendo obtido uma classificação de 83,24 (numa escala de 0 a 100).
O Municio de Penalva do Castelo, foi o que mais subiu no Índice de Transparência Municipal, em 2017 subiu 146 posições, ocupando agora a posição 91, no universo dos 308 municípios.
Comente este artigo