Home / Notícias / Presidente da Câmara de Viseu alerta para risco na ETA de Fagilde

Presidente da Câmara de Viseu alerta para risco na ETA de Fagilde

O presidente da Câmara de Viseu denunciou hoje a fragilidade do equipamento da Estação de Tratamento de Água (ETA) de Fagilde, no rio Dão, que “pode comprometer” o abastecimento de água a quatro municípios

“Estamos muito preocupados com a ETA de Fagilde. Sabemos que é uma situação que há muito está identificada, mas que nunca foi resolvida. Mais do que o tema da barragem de substituição é a ETA de Fagilde, que tem o equipamento ‘morto’, fora de prazo”, classificou João Azevedo.

O autarca socialista especificou que, quando diz equipamento, “é tudo, é um depósito de inertes, os depósitos de água, são bombas de abastecimento, bombas de limpeza”.

“É tudo. É uma estrutura brutal mecânica e eletromecânica que está associada a um motor”, sublinhou.

Aos jornalistas, no final da reunião pública do executivo onde o tema foi debatido antes da ordem do dia, o autarca disse que “há várias semanas” que entrou em contacto com o Governo para a resolução do problema.

“Tomámos a iniciativa para, junto do Governo, arranjarmos soluções de financiamento para resolver o problema da ETA de Fagilde juntamente com os concelhos associados, naturalmente”, indicou.

Viseu, Penalva do Castelo, Mangualde e Nelas são os quatro municípios abastecidos na rede pública pela ETA de Fagilde, na barragem localizada no rio Dão.

 

Pode ver também

Mau tempo deixa Viseu com 2,5 milhões de euros de prejuízos

Viseu tem prejuízos superiores a 2,5 milhões de euros (ME) na sequência do mau tempo …

Comente este artigo