Home / Notícias / “Polo Arqueológico de Viseu” apresentado no Dia Internacional dos Monumentos e Sítios

“Polo Arqueológico de Viseu” apresentado no Dia Internacional dos Monumentos e Sítios

Esta quinta-feira, dia 18 de abril, o Município de Viseu assinala o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios com um debate público onde apresentará o “Polo Arqueológico de Viseu”.

O encontro tem lugar às 14H30, na Pousada de Viseu, e será um dos momentos marcantes das comemorações nacionais desse dia.

A iniciativa conta com a participação do Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Almeida Henriques, da Diretora Geral do Património Cultural, Paula Silva, e da Diretora Regional de Cultura do Centro, Suzana Menezes.

Pedro Abrunhosa, músico natural da região de Viseu e cidadão com participação pública ativa nas áreas do património e da cultura, é um dos convidados especiais do debate, que será moderado pelo jornalista David Pontes, juntando ainda à mesma mesa os arqueólogos Joel Cleto, Catarina Tente e Pedro Sobral e o coordenador científico do projeto VISEU PATRIMÓNIO Raimundo Mendes da Silva.

Ainda antes, o Vereador da Cultura e Património do Município de Viseu, Jorge Sobrado, apresentará o projeto do “Polo Arqueológico de Viseu”, a instalar na Casa do Miradouro. No mesmo painel, a arqueóloga Gertrudes Branco fará um retrato sobre a “gestão da salvaguarda arqueológica em espaço urbano de Viseu”.

Para além da função de reserva arqueológica, o polo será desenvolvido com base num conjunto de outras valências tais como um serviço técnico de acompanhamento de intervenções arqueológicas, um gabinete de apoio à investigação, um centro de documentação e biblioteca especializada e um serviço de mediação cultural e valorização museológica.

Para o Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Almeida Henriques, “a criação deste serviço representa um forte avanço na política de defesa e promoção do património cultural local e é um exemplo inovador no contexto regional e nacional.”

Jorge Sobrado sublinha o carácter “estratégico e estruturante” da iniciativa. “Ela confere à arqueologia em Viseu um estatuto de primeira importância e cria uma resposta estruturada aos desafios atuais da gestão de património”, remata.

 

Pode ver também

Operação Censos 2024: Viseu – GNR sinalizou 3.325 idosos que vivem sozinhos ou isolados

No âmbito da operação “Censos 2024”, a GNR (Guarda Nacional Republicana), sinalizou entre 1 de …

Comente este artigo