Nos dias 27 e 28 de setembro, o Largo da Latada, em Pendilhe, no concelho de Vila Nova de Paiva, recebeu a 9ª edição da Feira do Mel e Artesanato, numa organização conjunta da Junta de Freguesia de Pendilhe e do Município de Vila Nova de Paiva.
O certame voltou a destacar o mel e os seus derivados, valorizando a produção local através do 9º Concurso de Mel, que premiou os melhores produtores. O evento foi também uma montra para o artesanato e para outros produtos típicos da região, reforçando a identidade cultural e económica do território. Em declarações à Alive FM, o produtor de mel Euclides Mendes sublinhou o crescimento da feira e o aumento do número de produtores participantes, deixando a esperança para o futuro:
“para o próximo ano se a abelha asiática não atacar o mel será ainda melhor…”.
Integrado na programação da Feira do Mel e Artesanato, realizou-se também o 16º Festival de Folclore, uma organização do Grupo Folclórico “As Capuchinhas de Pendilhe”. A presidente do grupo, Catarina Paiva, destacou que o evento deu continuidade às tradições, usos e costumes locais, reforçando a vontade de manter viva a identidade cultural da terra.
Também integrado na 9ª Feira do Mel e Artesanato, e à semelhança de edições anteriores, o Grupo de Bombos de Pendilhe animou o certame com a sua tradicional arruada. O presidente do grupo, Alcides Canseiro, fez um balanço muito positivo da participação, sublinhando-o como um grande sucesso.

Jorge Cerdeira, Presidente da Junta de Freguesia de Pendilhe (Aldeia de Portugal), ao fazer um balanço muito positivo, afirmou que este evento ao longo dos anos tem vindo a crescer, “o mel é um excelente cartão de visita…”.
Paulo Marques, presidente do Município de Vila Nova de Paiva, destacou que apesar das condições meteorológicas adversas, a Feira do Mel e Artesanato tem vindo a crescer, tornando-se “cada vez maior e melhor…”.

A 9ª Feira do Mel e Artesanato afirmou-se, assim como um espaço de encontro entre produtores, artesãos e a comunidade, promovendo não só o mel e os seus derivados, mas também a riqueza cultural e gastronómica da região. Para além de dinamizar a economia local, o certame reforçou a preservação das tradições, atraindo visitantes e dando maior visibilidade ao trabalho desenvolvido em Pendilhe e no concelho de Vila Nova de Paiva.






Comente este artigo