A cidade de Viseu, no coração da Região Demarcada do Dão, vai acolher, nos dias 8 e 9 de maio, a fase final da 12.ª edição do Concurso Vinhos de Portugal, uma das mais importantes competições do setor a nível nacional. A apresentação do evento decorreu hoje, dia 23 de abril, no Solar do Vinho do Dão, com a presença dos principais parceiros da iniciativa.
Com cerca de 1300 vinhos nacionais em prova, o Concurso Vinhos de Portugal é um dos mais prestigiados do setor, constituindo uma montra de excelência para a qualidade e diversidade da produção vitivinícola nacional. A primeira fase da competição decorre entre 5 e 7 de maio, em Santarém, onde um painel de 72 jurados internacionais, incluindo nomes de referência na área, irá avaliar os vinhos em sessões técnicas de prova.
Em Viseu, já durante a fase final, nos dias 8 e 9, o painel do Grande Júri irá realizar visitas à Região Demarcada do Dão, onde terá a oportunidade de contactar de forma próxima com os produtores.
O evento termina com a cerimónia de entrega de prémios, também em Viseu, em que serão revelados todos os galardoados, incluindo os Grandes Ouros e os Melhores Vinhos do Ano. Os vinhos distinguidos com estes galardões garantem a presença em eventos internacionais, reforçando a visibilidade do vinho português nos mercados externos.
A 12.ª edição do Concurso Vinhos de Portugal é organizada pela ViniPortugal, tendo como parceiros Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões, o Município de Viseu, a Comissão Vitivinícola Regional do Dão e a Turismo Centro de Portugal, que formalizaram uma parceria estratégica para acolher na região este evento de referência no setor dos vinhos.
“Um momento muito importante de afirmação da nossa região”
Fernando Ruas, Presidente da CIM Viseu Dão Lafões e da Câmara Municipal de Viseu, sublinha a importância da iniciativa: “O Concurso Vinhos de Portugal é um momento muito importante de afirmação da nossa região. Acolher a fase final confirma o posicionamento de Viseu Dão Lafões como destino enoturístico de referência”. “Durante dois dias, as atenções do mundo dos vinhos vão estar direcionadas para Viseu, pelo que este evento será uma montra privilegiada para a promoção dos Vinhos do Dão e das experiências da região”, acrescenta.
Nuno Martinho, Secretário Executivo da CIM Viseu Dão Lafões, destaca o trabalho de promoção dos vinhos da região: “O Concurso Vinhos de Portugal é uma ferramenta poderosa para a promoção externa do território. É resultado de um trabalho de valorização do setor vitivinícola, levado a cabo pela CIM, pela Comissão Vitivinícola Regional do Dão e pelos municípios, que tem promovido a qualificação da oferta turística, a dinamização económica e o reforço da identidade da região enquanto destino vinhateiro. Esta será mais uma oportunidade para reforçar essa aposta”.
Frederico Falcão, Presidente da Direção da ViniPortugal, salienta que “mais do que um galardão, o Concurso Vinhos de Portugal é um selo de qualidade e uma plataforma de promoção internacional. Os vinhos premiados garantem presença em prestigiados eventos internacionais, reforçando a visibilidade e credibilidade do vinho português nos mercados externos. Além disso, o Concurso representa um momento importante de contacto entre os nossos produtores de vinho e diversas figuras de relevo internacionais, entre eles importadores, jornalistas e sommeliers“.
De acordo com Arlindo Cunha, Presidente da Comissão Vitivinícola Regional do Dão, “A realização no nosso território do prestigiado Concurso Vinhos de Portugal vai permitir evidenciar ainda mais a qualidade dos Vinhos do Dão, que normalmente obtêm uma percentagem de medalhas significativamente superior à sua quota de mercado – tal como, de resto, costuma suceder nos grandes concursos internacionais em que participam anualmente”.
Comente este artigo