Filomena Pires, membro da CDU, abordou na última Assembleia Municipal de Viseu um assunto que ultimamente tem sido fortemente discutido entre os representantes do concelho. Em causa está o Bairro Social de Paradinha e as dificuldades de integração da comunidade cigana. O problema está numa decisão da Câmara Municipal de Viseu de levar para o bairro uma outra família de etnia cigana distinta da que lá já existia.
Filomena Pires critica a atitude da Câmara que se limita a reprimir e pedir meios de combate à criminalidade ao invés de criar políticas de inclusão.
A CDU recomendou ao executivo que se evite a concentração de membros desta comunidade num mesmo local, de forma a evitar conflitos.
Filomena Pires defende que é necessário criar e implementar um Plano Municipal para a Integração das Comunidades Ciganas.
Para o partido a aposta deve ser feita numa lógica de integração efectiva que destrói preconceitos valorizando a cultura cigana e a interculturalidade através de projectos que integram ciganos e não ciganos.
Comente este artigo