Um novo espaço verde com mais de dois hectares vai ficar disponível para fruição pública no centro de Viseu, no âmbito de negociações com privados, anunciou hoje o presidente da autarquia, Fernando Ruas.
À reunião pública do executivo camarário realizada hoje foi levado um contrato de planeamento que tem como objetivo a requalificação da parte superior da Quinta do Serrado e sua sujeição a procedimento de discussão pública, durante 15 dias.
Fernando Ruas congratulou-se por, após “uma negociação extremamente bem conduzida”, que durou mais de meio ano, o espaço verde da Quinta do Serrado ficar em breve disponível para a comunidade.
“Era algo que nós tínhamos de fazer para ter cada vez mais a afirmação de cidade verde”, frisou o autarca, lembrando que, a poucas centenas de metros, se encontra o Parque Aquilino Ribeiro.
Segundo Fernando Ruas, a casa principal da Quinta do Serrado será requalificada e futuramente colocada ao serviço da câmara.
O autarca explicou que está prevista “a requalificação da casa pelos promotores, que depois será disponibilizada para a câmara propiciar melhores condições à cultura” e para “apoio às atividades que depois se mostrarem importantes desenvolver naquele espaço verde”.
As negociações foram feitas com promotores de um projeto de uma Unidade de Cuidados Continuados proposto à câmara para outra área daquele terreno, mas “são processos que correm autonomamente”, esclareceu.
“É património privado, tivemos que ter este tipo de cuidado e de negociação. O que se propõe agora é que esteja em debate público 15 dias seguidos. Temos que cumprir esta norma”, explicou.
Fernando Ruas avançou que pretende disponibilizar o novo espaço verde rapidamente, até porque a sua principal preocupação “não é fazer muitas modificações”, uma vez que “tem beleza natural quanto baste”.
“O que é preciso é que ele passe a ser disponibilizado. Precisamos de mais um pulmão na cidade e assim ficamos com uma cobertura de espaços verdes que nos agrada de sobremaneira”, frisou.
O espaço será cedido à autarquia por um período de 30 anos, renovável por mais cinco.
Comente este artigo