O Município de Sátão associou-se ao Programa Municipal de Desfibrilhação Automática Externa (PDAE), adquirindo três desfibrilhadores instalados em três infraestruturas desportivas municipais do concelho.
Trata-se de uma medida que faz a diferença entre a vida e a morte, sendo uma mais-valia para as instalações municipais que os albergam, assegurando uma resposta rápida em situações de paragem cardiorrespiratória.
Apesar de não ser uma obrigatoriedade, a autarquia entendeu adquirir três dispositivos DAE, como uma resposta fundamental até aqui inexistente, e contribuindo para o aumento da segurança e qualidade dos serviços prestados, nos espaços municipais:
Estádio da Premoreira e Pavilhão Gimnodesportivo na vila de Sátão e Estádio de Montrangrão na freguesia de Ferreira de Aves.
Os colaboradores da Câmara Municipal e a representantes das entidades gestores dos edifícios nos quais foram instalados os equipamentos DAE receberam adequada e obrigatória formação que os habilita a operar com os respetivos equipamentos.
Recorde-se que a paragem cardiorrespiratória de origem cardíaca é a principal causa de mortalidade nos países desenvolvidos, acontecendo quase sempre fora do meio hospitalar, sendo que a experiência internacional demonstra que, em ambiente extra-hospitalar, a utilização de desfibrilhadores automáticos externos por pessoal não médico aumenta significativamente a probabilidade de sobrevivência das vítimas.
Comente este artigo