A Associação de Municípios da Região do Planalto Beirão (AMRPB) está a reforçar a aposta no incentivo à compostagem doméstica com cerca de 400 baldes para a recolha de resíduos biodegradáveis, que estão a ser distribuídos em todos os municípios associados à iniciativa, no âmbito da campanha “Compostagem: Eu faço!” integrada no projeto “BioBairros – da Terra à Terra”.
Com a aprovação da candidatura do AMRPB ao Fundo Ambiental, o Município de Penalva do Castelo recebeu, 15 compostores (13 para utilizadores domésticos e 2 para utilizadores não domésticos/comunitários) que permite a gestão dos bio-resíduos produzidos ao nível das cozinhas, cantinas e refeitórios das habitações e instituições.
A execução deste projeto possibilita a diminuição dos resíduos urbanos biodegradáveis presentes nos resíduos indiferenciados com impacto direto nas quantidades depositadas em aterro sanitário.
Com a receção deste conjunto de equipamentos destinados à compostagem, o Município vai desenvolver um estudo, de modo a definir os moldes de funcionamento deste projeto piloto na gestão dos bio-resíduos domésticos.
Compostagem – O que é?A compostagem é um processo natural de decomposição de matéria orgânica por ação de microrganismos na presença de oxigénio.
Trata-se de uma técnica simples e eficaz de valorização de resíduos biodegradáveis (biorresíduos), cujo resultado é um material rico em nutrientes (composto) que pode ser utilizado como fertilizantes orgânico.
Comente este artigo