A equipa do projeto GrowLIFE, o Turismo de Portugal, através das Escolas de Hotelaria, e o Município de Lamego realizaram a primeira reunião preparatória das Rotas para a Sustentabilidade, uma iniciativa que reúne decisores políticos e outros atores do sistema alimentar local, com o objetivo de implementar políticas e estratégias alimentares sustentáveis, com um foco especial nas cadeias curtas de abastecimento alimentar. O encontro decorreu, esta semana, na Escola de Hotelaria e Turismo do Douro.
O itinerário de cada Rota é criado, pelos atores locais, de acordo com as necessidades de cada Município. A Rota inclui visitas a iniciativas nos diversos concelhos, terminando com uma reunião para refletir sobre a experiência e iniciar a co-construção de estratégias a implementar em cada território.
O projeto GrowLIFE, desenvolvido pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, tem como missão promover a transição para um sistema alimentar mais sustentável, nas suas dimensões sociais, económicas e ambientais. Para uma transição eficaz, envolve produtores, decisores políticos, consumidores, profissionais da restauração e outros intervenientes-chave em atividades direcionadas, promovendo a sustentabilidade desde a produção até ao consumo.
Dia 9 de abril, realizar-se-à um segundo encontro no Porto, com os produtores da região Norte.
Comente este artigo