A Câmara de Viseu aprovou a primeira revisão da Estratégia Local de Habitação (ELH) de Viseu.
Com esta atualização, a ELH irá abranger 435 famílias necessitadas de uma resposta habitacional – num total de 1121 pessoas – do Concelho.
O investimento estimado é de 45.110 euros, dos quais 37.655 são no âmbito do “1º Direito”, e vigorará até ao final de 2025.
Segundo o presidente da Câmara de Viseu, Fernando Ruas, a política de habitação do Município não se esgota na ELH de Viseu, documento mais direcionado para as famílias mais carenciadas do concelho e para responder ao programa “1º Direito”.
Além do “1º Direito”, o Município de Viseu dará continuidade às políticas de melhoria da eficiência energética nos bairros sociais. Depois de concluído o investimento de 600 mil euros no Bairro da Balsa, serão investidos mais 188 mil euros no Bairro 1º de Maio, onde 40 fogos são propriedade do Município, e 40 mil euros no bloco F do Bairro da Balsa, no qual 7 fogos são propriedade da autarquia.
Segundo o autarca Fernando Ruas, o município vai manter o compromisso para com o apoio às famílias carenciadas, proprietárias de habitação degradada, através dos programas municipais VISEU HABITA e VISEU SOLIDÁRIO (vertente habitacional).
A Estratégia Local de Habitação de Viseu tem por objetivo dar um forte contributo para a coesão social e territorial do concelho, para que, após concluído o programa, realçou o autarca Fernando Ruas, Viseu, para além da ‘Melhor Cidade para Viver’ possa ser também o ‘Melhor Concelho para todos viverem!’”.
Comente este artigo