A Expodemo, edição de 2019, em Moimenta da Beira, este ano conta com três estreias no programa. O certame, agendado para o fim-de-semana de 13, 14 e 15, é promovido pela Câmara Municipal de Moimenta da Beira e vai decorrer, no centro urbano da vila, espaço de oito mil metros quadrados que promete acolher o melhor cartaz de todos os certames da região, certame que já tem um público fiel.
O evento é uma feira de negócios e de cultura, de sentidos e emoções, é a Festa da Maçã, fruto da terra, das raízes e da Luz, que se assume hoje como um relevante cartaz turístico e cultural de Moimenta da Beira, coração da maçã.
Cartaz sempre em renovação de conceitos e experimentações, este ano com relevância especial no plano ecológico e ambiental, já que a Expodemo se estreia como um “ecoevento” certificado pela RESINORTE, em que serão adotadas, em todo o recinto, medidas ambientais adequadas que promovem os conceitos da sustentabilidade, designadamente com a instalação de um serviço de recolha seletiva, sensibilização local e benefícios económicos associados à quantidade de embalagens separada corretamente. O certame será assim mais limpo, mais verde e mais amigo do ambiente.
Ainda no domínio ecológico e da sustentabilidade ambiental, um sublinhado também para a inauguração do “Parque Paiva Natura”, e do espaço expositivo no recinto da feira. Trata-se de um investimento que resulta da aprovação de uma candidatura que contempla, para já, a criação de um percurso pedonal ao longo do rio Paiva, o curso de água menos poluído da Europa, e outro motorizado através das vias nacionais e municipais que atravessam o território entre as aldeias do Senhor dos Aflitos e Segões. Tudo numa área do concelho que pertence à Rede Natura 2000, espaço que apresenta grande biodiversidade, cujo valor biológico é inestimável, constituindo-se mesmo como um elemento identitário.
No plano cultural, outra estreia. O “Pavilhão das Letras”, espaço de tertúlias, lançamentos de livros, maratona de leituras, presença de autores da lusofonia, poesia, debates, um deles sobre a interioridade/descentralização/regionalização e a importância da literatura. Tudo a ver com o objeto central deste primeiro Pavilhão das Letras: “Variações sobre o país real… ou a ‘revolta poética’ da interioridade”.
A terceira estreia é o 1º Festival de estátuas vivas com 10 perfomances produzidas por 12 artistas, alguns deles premiados internacionalmente como António Santos, Carlos Ferreira e Andreia Silva. O recinto da Expodemo vai ser deles e de outros criadores artísticos: Paprika Gourmet; The Gentlemad; Marias Malucas; The Voice of Portugal; Batidos com coração e os Djs que animarão as noites e madrugadas: Pedro Costa; Oskar; Piratas; Barbie Girls; Caitas; e Insert Coin.
Sobre os cabeças de cartaz do programa, relevo especial para o concerto dos “Resistência” no primeiro dia, 13 de setembro, sexta-feira às 22h30; e no segundo, à mesma hora, para o espetáculo de dança aérea “Pedaleando hacia el Cielo”, pela companhia belga “Theater Tol”. No terceiro e último dia, domingo, o “Somos Portugal”, da TVI, em direto de Moimenta da Beira para todo o mundo. Trata-se do programa de entretenimento televisivo com maior audiência. Tudo com entrada livre!
De resto, realce também para a presença de 12 jornalistas da Federação Internacional de Jornalistas e Escritores de Vinho (FIJEV), oriundos de 8 países: Reino Unido, Rússia, Hungria, China, França, Brasil (2), Espanha (4) e Portugal.
Comente este artigo