Decorreu ontem, dia 23 de outubro, no Externato Infante D. Henrique, em Moimenta da Beira, a sessão de boas-vindas aos alunos que estão a frequentar os dois Cursos Técnicos Superiores Profissionais (Informática Industrial e Assessoria e Comunicação Organizacional). Ao todo estão três turmas ativas com alunos provenientes de diferentes concelhos do distrito de Viseu.
Na cerimónia, Hugo Bondoso, Vereador com o pelouro da Educação, anunciou a nova oferta formativa para o próximo ano letivo. “Aos dois cursos em funcionamento queremos muito, já em 2024/25, acrescentar um terceiro: o de ‘Fruticultura e Viticultura’, este em colaboração com a Escola Superior Agrária de Viseu. É uma área que vem responder àquilo que entendemos ser uma das necessidades do nosso território, e esperamos que aqui venha ter bastante relevância no âmbito do que são as nossas atividades letivas”.
Paulo Figueiredo, Presidente da Câmara Municipal, corroborou da importância da nova oferta formativa. “Nos sabemos o quanto a fruticultura e viticultura representa na nossa região, não só em Moimenta da Beira, mas em toda esta área territorial, e obviamente temos que ir ao encontro deste grande setor económico. Temos que trazer conhecimento, temos que aprender todos para que este setor possa ter aqui uma economia mais pujante e mais valorizada”. Na intervenção, o autarca falou ainda sobre os custos de estudar fora da sua área de residência. “Para combater esse problema foi elaborada e submetida uma candidatura no ano passado para a construção de uma residência para estudantes. A candidatura foi uma das 131 aprovadas no país. O prazo para a conclusão da obra, que embora atrasada deve arrancar muito brevemente, está estimado para setembro do próximo ano”.
Miguel Mota, presidente da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Lamego (ESTGL), abordou a importância do ensino superior no interior do país. “É já uma realidade e uma marca a existência do ensino superior em Moimenta da Beira. Foi muito falado, como todo sabemos, e creio que temos todos os ingredientes para crescer, prova disso é a presença do representante da Escola Superior Agrária de Viseu, que nos permitirá a nós, Instituto Politécnico de Viseu, ter aqui em Moimenta da Beira, a curto prazo, formações não só nas áreas de tecnologia, administração e gestão, mas também na área agrícola, na área florestal e na zootecnia”.
Ao palco subiu também Joaquim Rocha para dar testemunho do seu percurso académico. Tirou um Curso Técnico Superior Profissional (CTeSP), fez estágio na Câmara Municipal e entrou depois para o quadro de funcionários. Está agora a frequentar a licenciatura (área de Informática), aproveitando todas as equivalências (cerca de metade) concluídas no CTeSP.
A sessão de boas-vindas teve ainda dois momentos musicais por elementos da Academia de Música ‘Quinta do Ribeiro’ e o apoio logístico da Escola Profissional Tecnológica e Agrária de Moimenta da Beira.
Comente este artigo