Maioritariamente jovens, e voluntários, preparam-se no Regimento de Infantaria N.º 14, em Viseu, para uma missão de paz promovida pela NATO no Aeroporto Internacional de Cabul, no Afeganistão.
Serão 6 meses, a iniciar no dia 1 Abril, com 160 militares do Exército nesta missão.
O contingente nacional é constituído por uma força de reação rápida de 146 elementos, dividida em três pelotões, e uma equipa logística de 14 militares, que integra, maioritariamente, efetivos dos regimentos de Viseu, Braga e Vila Real.
Para o General Rovisco Duarte, Chefe do Estado-Maior do Exército, a participação nesta missão da NATO é o “reconhecimento das competências dos militares portugueses, não só do Exército, mas acima de tudo a qualidade da formação”.
O contingente português vai substituir uma companhia turca na capital afegã no âmbito de uma missão que envolve 39 países.
O treino dos militares alberga todas as componentes relacionadas com um teatro de operações de conflito armado para que não haja surpresas no teatro de operações.
Em Cabul, a missão é garantir segurança junto às gares das aeronaves e da entrada e saída de entidades do aeroporto e assegurar os abastecimentos dos aviões.
O contingente português vai ser liderado pelo major de infantaria João Pais, que já liderou uma missão portuguesa na Lituânia.
Comente este artigo