A Feira de São Mateus apresentou esta segunda-feira a artista brasileira Maria Rita como o primeiro nome do cartaz para 2018.
A filha de Elis Regina e César Camargo Mariano, vencedora de três “Grammy Latino”, subirá ao palco da feira popular mais histórica do país – que em 2018 celebra 626 anos – a 25 de Agosto, sábado.
“Viseu receberá uma das estrelas maiores e mais singulares da música brasileira, num especial momento de relançamento internacional da artista”, justificou o Vereador da Cultura da Câmara Municipal de Viseu e Gestor da Feira de São Mateus, Jorge Sobrado.
Para além de grandes hits como “Cara Valente”, “Encontros e Despedidas” ou “Não deixe o Samba morrer”, Maria Rita apresentará o novo álbum de inéditos “Amor e Música”, lançado há menos de 15 dias no Brasil, mais de uma década depois do último trabalho de originais.
“Esperamos um espetáculo contagiante e memorável, e uma casa cheia num concerto que será exclusivo para a Região Centro”, acrescentou Jorge Sobrado.
João Cotta, Presidente da Viseu Marca, refere que esta escolha internacional “dá continuidade à aposta num reposicionamento da Feira de São Mateus como evento cultural de referência no país.”
Em ano da “Cidade Europeia de Folclore” – mote que Viseu elegeu para 2018 – a Feira de São Mateus propõe, com este espetáculo, a celebração de uma das maiores expressões do folclore brasileiro, o Samba, género explorado por Maria Rita em “Amor e Música” e em diversos temas da sua carreira. “[O samba] é onde sou mais alegre, mais relevante”, afirmou há dias a artista à imprensa brasileira.
O concerto será realizado em coprodução com a agência titular dos direitos da artista para a Europa, a CV Music.
“Neste ano, não poderíamos passar ao lado das culturas de folclore do mundo, especialmente da Lusofonia”, explicou Jorge Sobrado. “O cartaz está praticamente fechado para os 39 dias desta edição”, revelou. “A programação é diferenciadora, para todos os públicos e gostos, e atrativa para a comunidade local e emigrante, para visitantes e turistas nacionais e internacionais. Será anunciada progressivamente.”
Os bilhetes para o espetáculo já podem ser adquiridos online, no site da feira – www.feirasaomateus.pt – e da Blueticket – www.blueticket.pt – ou na sua rede de lojas associadas (Fnac, Worten, Media Markt, ACP, El Corte Inglés e Pagaqui), e têm o custo de 7,5 euros.
Na apresentação, a organização, a cargo da VISEU MARCA, fez também um balanço muito positivo das primeiras três semanas de inscrições de expositores no certame.
Até ao momento, estão registados 241 candidatos, número que traduz um crescimento de 60 por cento face ao período homólogo transato. Há 41 novos candidatos a participar no evento, o que reflete a “atratividade económica e comercial” do certame, segundo o Gestor da Feira.
Cerca de metade deste universo é proveniente do distrito de Viseu e, desses, 80 por cento são do concelho. “Muitas empresas locais e regionais reconhecem hoje a importância e a oportunidade económica deste que é o mais importante evento de Viseu”, assinalou o Presidente da Viseu Marca.
A primeira fase de candidaturas encerra a 10 de Fevereiro. As inscrições são submetidas eletronicamente, no site www.feirasaomateus.pt
Este mês arrancam ainda os concursos para a atribuição de espaços para restauração e similares.
A Feira de São Mateus realiza-se entre 9 de Agosto e 16 de Setembro de 2018. Promovida pelo Município de Viseu, tem organização executiva da Viseu Marca e como patrocinadores oficiais o Banco Santander Totta, a Super Bock, a Delta e a Coca- Cola.
Sobre Maria Rita
O seu primeiro disco, “Maria Rita”, lançado em setembro de 2003, vendeu mais de 1 milhão de cópias em todo o mundo. O primeiro DVD, que traz o mesmo título e foi para as lojas na primeira semana de novembro daquele ano, chegou à marca de 180 mil cópias. Ambos foram lançados em mais de 30 países. No Brasil, Maria Rita alcançou Disco de Platina Triplo e DVD de Diamante; em Portugal, CD de Platina. Essa tournée registou 160 espetáculos completamente lotados ao longo de 18 meses.
O reconhecimento foi do público e da crítica. Maria Rita venceu prémios importantíssimos em 2004: Grammy Latino nas categorias Revelação do Ano, Melhor Álbum de MPB e Melhor Canção em Português (“A festa”); Prémio Faz a Diferença (oferecido pelo jornal “O Globo”); o troféu da categoria Melhor Cantora do Prémio Multishow e os do Prémio Tim nas categorias Revelação e Escolha do Público. Do primeiro CD dela, foram trabalhadas as músicas “A festa”, “Cara valente”, “Encontros e despedidas” (que foi tema na novela “Senhora do Destino”) e “Menininha do portão”.
“Amor e Música”, lançado em janeiro deste ano, é o oitavo trabalho da discografia da cantora. O novo álbum, que tem a direção e produção da própria cantora e foi coproduzido por Pretinho da Serrinha, traz ao todo 12 canções, compostas por amigos e parceiros de Maria, como Zeca Pagodinho, Arlindo Cruz, Marcelo Camelo, Carlinhos Brown, Moraes Moreira, Davi Moraes, Pretinho da Serrinha, entre outros.
Comente este artigo