Uma comitiva das Infraestruturas de Portugal (IP) visitou as obras de requalificação/modernização da Linha da Beira Alta na área do Concelho de Nelas, com o objetivo de se inteirar dos trabalhos que estão a decorrer e dos constrangimentos causados pela empreitada.
Na agenda, a avaliação dos constrangimentos que esta obra tem trazido ao concelho de Nelas, o compromisso de se encontrarem soluções, o recentrar de assuntos que não estão consignados na empreitada e que se constitui de grande relevância a sua concretização, bem como solicitar apoio para outras intervenções de âmbito mais alargado e de interesse para o desenvolvimento concelhio.
Na reunião, a Comitiva das Infraestruturas de Portugal mostrou-se recetiva para solucionar os problemas decorrentes desta intervenção no Concelho. Neste âmbito o Município reforçou a solicitação efetuada na reunião de outubro de 2022, que decorreu em Mortágua, no que respeita à necessidade imperiosa de se proceder ao alcatroamento no final da empreitada da Rua Eng.º Alberto Vilhena – estrada que se encontra bastante danificada com o volume excessivo de tráfego, particularmente o pesado, em virtude das obras que decorrem na ponte sobre a linha – assunto que mereceu a concordância da IP, que assegurou ainda como data prevista para a conclusão das obras que decorrem no tabuleiro, o final do mês de março próximo/início do mês de abril. Ficou deste modo assumido o compromisso por parte da IP de uma intervenção de fundo na via que agora é alternativa.
De imediato, haverá um reforço na manutenção regular da via, de forma a garantir as condições necessárias e de segurança à circulação rodoviária, durante o período em que decorrem as obras. De igual modo, foi também concertada a pavimentação da Rua da Fonte Grande (estrada de acesso ao Cemitério Novo de Nelas) e da zona de acesso ao estaleiro, na Rua Casa da Guarda na Lapa do Lobo, vias com condições agravadas de forma severa com a circulação de pesados para as zonas de estaleiro das obras.
Foram ainda visitados outros pontos que o Município considera de extrema relevância que sejam de novo analisados, tendo em atenção a mobilidade, segurança e bem-estar das populações e a minimização de riscos derivados dos impactos causados pela situação de obra. Nesse sentido, o Executivo requereu a realização da avaliação estrutural da ponte velha do Folhadal, em articulação com os serviços da autarquia, e a reanálise da realização da passagem superior na Lapa do Lobo e a criação de uma passagem com mobilidade reduzida na Urgeiriça.
Mereceram também especial atenção por parte do Vice-Presidente da IP, outros assuntos e solicitações feitas pelo Presidente da Câmara, de extrema importância para o território, e que englobam a minimização dos impactos nas urbanizações junto à linha férrea, cedência de terreno junto à linha na zona industrial para expansão empresarial, celebração de contratos de concessão do armazém junto ao edifício da Estação de Nelas e de espaço na entrada de Canas de Senhorim, intervenção no talude junto ao muro que ruiu nesta localidade, bem como colocação de tubagem de saneamento, da zona das Lameiras para a zona da Ribeirinha, e embelezamento do exterior da Estação.
A alteração do corredor da área Non Edificanti do IC12, já solicitado em julho de 2022 pela autarquia, a formalização da entrega de troços de ligação e a constituição de um protocolo que vise requalificar a variante de Nelas e a curva dos Valinhos, foram outros dos assuntos abordados que mereceram o interesse das Infraestruturas de Portugal.
Comente este artigo