Estão em funcionamento, no concelho de Vouzela, as duas Torres de Acompanhamento Remoto (TAR) que visam monitorizar a deteção de incêndios.
As torres estão situadas em Adsamo, na freguesia de Ventosa, e em Campia e funcionam 24 horas por dia, 365 dias por ano.
Este sistema faz parte de um investimento alargado a toda a região da CIM Viseu Dão Lafões, que compreende a instalação de um total de 17 torres, possibilitando uma cobertura de 85% do território afeto aos 14 municípios desta comunidade intermunicipal, reforçando assim a capacidade de deteção de incêndios numa fase precoce e, consequentemente, uma mais rápida ativação dos meios de combate, bem como uma melhor definição das estratégias de combate e apoio à decisão.
O sistema contempla ainda dois Centros de Gestão e Controlo na região, estando um localizado no Comando Distrital de Operações e Socorro (CDOS) de Viseu e o outro no Comando Territorial da GNR de Viseu. Os mesmos são contemplados por 16 Centros de Monitorização Remota: 14 nos municípios que integram a CIM, um no edifício sede da CIM Viseu Dão Lafões e outro no veículo de comando e comunicações (VCOC) afeto ao CDOS de Viseu.
O investimento, lançado em parceria com a CIM da Região de Coimbra, ronda os 3,7 milhões de euros e é financiado pelo Programa Operacional de Sustentabilidade e Uso dos Recursos (POSEUR), Fundo de Coesão e Portugal 2020.
Comente este artigo