Na presença do secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado, foi inaugurada esta passada segunda-feira, 15 de julho, a Ecovia do Mondego. O descerramento da placa inaugural aconteceu em Santa Comba Dão, na intersecção com a Ecopista do Dão e Vouga, que marca o início deste percurso intermodal de 40 quilómetros
O novo traçado tem conexão com outras vias cicláveis e estende-se até Penacova, pretendendo valorizar o turismo do interior. Resulta de um investimento conjunto de mais de 1, 7 milhões de euros da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (CIM – RC) e dos municípios de Santa Comba Dão, Mortágua, Penacova e Vila Nova de Poiares”, com comparticipações do Centro 2020 e do Programa Valorizar.
O programa inaugural começou com a deslocação pedonal da Estação do Vimieiro até ao ponto de intersecção da Ecopista do Dão com a Ecovia do Mondego, onde o secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado, o presidente da CIM da Região de Coimbra, Emílio Torrão e os presidentes das Câmaras Municipais de Santa Comba Dão, Mortágua e Penacova descerraram o totem que marca o início da via.
Poucos metros à frente, no passadiço metálico da Ecovia do Mondego foi descerrada a placa inaugural deste novo equipamento, num ato simbólico que contou ainda com a intervenção de Leonel Gouveia. O presidente da Câmara Municipal de Santa Comba Dão sublinhou o facto deste ser um dia importante para o turismo e para a sustentabilidade ambiental de todo o território e mais um exemplo da aposta crescente no segmento walking & cycling.
O representante autárquico afirmou, ainda, que com esta obra, Santa Comba Dão passa a assumir uma posição estratégica na ligação entre a Ecovia do Mondego e a Ecopista do Dão, frisando os vários transportes que servem o concelho e que o colocam numa posição de centralidade, como a ferrovia, a Nacional 2 e o IP3.
(Fonte: Município de Santa Comba Dão)
Comente este artigo