O Centro Hospitalar Tondela-Viseu (CHTV) reativou esta segunda-feira o Hospital de Campanha do Fontelo, instalado num pavilhão desportivo do município, devido ao aumento de doentes com covid-19.
Com o aumento do número de infetados por covid-19 e para aliviar a pressão do Centro Hospitalar Tondela-Viseu, foi ativada a Estrutura de Apoio de Retaguarda (EAR) e o Hospital de Campanha.
O CHTV refere que a Estrutura de Apoio de Retaguarda está destinada a receber doentes infetados com o vírus Sars-CoV-2, que provoca a covid-19, sem necessidade de internamento hospitalar e utentes de estruturas residenciais de idosos que não possam cumprir isolamento nas respetivas instalações.
A abertura desta estrutura acontece numa altura em que, no Hospital de Viseu, estão já cerca de 180 pessoas internadas e a perspetiva é de entrarem, para internamento, mais de 20 pessoas infetadas por dia.
A estrutura foi agora melhorada após a instalação em março passado referiu o autarca de Viseu Almeida Henriques.
A estrutura no Pavilhão Municipal do Fontelo, que foi montada durante a primeira vaga da pandemia, pela Câmara Municipal de Viseu, tem “64 camas articuladas, que foram cedidas pelo Hospital de São Teotónio”, é um espaço devidamente climatizado e com sistema de oxigénio.
O Hospital de Campanha do Fontelo para doentes Covid é gerido pelo Centro Hospitalar Tondela-Viseu, pelo Instituto de Segurança Social, pela Administração Regional de Saúde do Centro e pela Proteção Civil Distrital de Viseu.
A autarquia viseense colocou à disposição dos 24 concelhos do distrito, em novembro do ano passado, na sequência de um despacho do Governo, de 06 de novembro, que visava a criação em cada um dos distritos de uma estrutura de apoio de retaguarda.
Comente este artigo