Com um vasto património religioso, tradição gastronomia, turismo, região fortemente ligada ao setor vitivinícola e mais recentemente a vertente dos jardins, a freguesia de Santar, no concelho de Nelas, assinala este fim-de-semana 93 anos de elevação a vila.
Jorge Abreu presidente da freguesia, em declarações à Alive Fm, no balanço do último ano, referiu que as atenções estivaram essencialmente direcionadas para o apoio social e combate à pandemia da Covid-19.
A vila de Santar com um enorme potencial turístico viu no último ano reduzir quase na totalidade o setor do turismo e alojamento local, uma das alavancas da economia local.
À margem da pandemia, a vila de Santar vai acolher o Centro de Artes e do Espaço, uma obra há vários anos reclamada e que teve início este mês de março, num investimento estimado em 750 mil euros. Jorge Abreu considera esta “a menina dos seus olhos”.
No âmbito do ambiente, a vila de Santar é hoje uma zona dotada de uma vasta rede de saneamento e ETAR’s. Obras que não estão à vista, mas onde foram investidos milhares de euros, realça Jorge Abreu.
No próximo fim-de-semana a União de freguesias de Santar / Moreira vai assinalar os 93 anos de elevação a vila, com as cerimónias restritas devido à pandemia da Covid-19.
Comente este artigo