Com a adesão de mais 14 municípios, eleva-se para 22, as que fecharam memorando com a Startup Portugal para atribuir benefícios fiscais às startups e scaleups e atrair a sua instalação nos seus concelhos, prevendo a isenção de derrama municipal, além da criação de outros benefícios fiscais, como a isenção ou redução de taxas a empresas e trabalhadores.
No distrito de Viseu, fazem agora parte deste memorando, Vila Nova de Paiva, São Pedro do Sul, Carregal do Sal e Mangualde. Matosinhos, Tomar, Montemor-o-Novo, Alcanena, Penacova, Sever do Vouga, Arganil, Coimbra, Braga e Covilhã, também aderiram.
Descentralização e coesão territorial e o facto de os municípios valorizarem o empreendedorismo como driver de desenvolvimento regional e, com os seus recursos, atraírem empresas inovadoras e talento qualificado.
Portugal tem 4.719 startups, uma subida de 16% face ao ano anterior, gerando um volume de negócios combinado de 2.602 milhões de euros, segundo dados do relatório “Mapping Portugal’s Startup Landscape 2024”, desenvolvido pela IDC e pela Informa D&B, em parceria com a Startup Portugal, conhecido recentemente.
Lisboa (47%) e Porto (15%) concentram o maior número de startups. A região da capital acolhe 2.195, seguida do distrito do Porto com 719. Em geral, são os distritos do litoral que concentram a grande maioria de startups.
Paulo Marques, Presidente do Município de Vila Nova de Paiva, em declarações à Alive FM, fala da importância desta adesão no sentido de atrair mais investimento e empregos para o seu concelho.
(Fonte: ECO)
Comente este artigo