No dia 22 de Outubro, na localidade de Travanca, Oliveira de Frades, o Núcleo de Proteção Ambiental do Destacamento Territorial da GNR de Viseu, procedeu à recolha de uma Gineta Juvenil ferida.
O animal, pertencente à família Viverridae, foi encontrado por um popular próximo da sua residência, que decidiu entregá-lo à GNR por se encontrar parcialmente queimada nos membros e muito debilitada, devido ao incêndio florestal que deflagrou na zona.
A Gineta Juvenil, um mamífero carnívoro com um aspeto e tamanho idêntico a um gato, apresenta-se com um focinho mais afunilado, orelhas grandes, patas pequenas, com 5 dedos em cada uma delas e uma cauda larga e comprida. O corpo é longo e esguio, com o pêlo de cor alternada cinza e manchas escuras. Habita preferencialmente em habitats florestais e com hábitos noturnos passando o dia a dormir.
Posteriormente foi entregue no CERVAS (Centro de Ecologia, Recuperação e Vigilância de Animais Selvagens em Gouveia) para recuperar das lesões.
Um dia antes, na localidade de Santa Comba Dão, a GNR recuperou também um Gavião. Ferido numa asa, por causa dos incêndios, foi igualmente encontrada por um popular que a recolheu e entregou aos militares. Por agora, está aos cuidados do Centro de Ecologia, Recuperação e Vigilância de Animais Selvagens em Gouveia, para depois voltar ao seu habitat natural.
Comente este artigo