Home / Notícias / Local / Freguesia de Sátão comemora 905 anos hoje

Freguesia de Sátão comemora 905 anos hoje

A freguesia de Sátão comemora hoje 905 anos da atribuição do seu foral.

Ao longo desta semana e até dia 15 haverá um conjunto de iniciativas, sendo o grande destaque a apresentação do livro  “Olhares” da responsabilidade do professor Carlos Paixão esta noite, como explica António José Carvalho, presidente da Junta de Freguesia de Sátão.

Reprodutor de áudio

Outros destaque vão para uma exposição de mascaras de madeira inaugurada esta noite, uma animação no jardim municipal de Sátão ao longo do dia de domingo e um espetáculo intergeracional que decorrerá também domingo no cineteatro de Sátão ás 6 a tarde.

Reprodutor de áudio

António José Carvalho considera que é uma honra deixar um legado para as gerações futuras e agradece o empenho do município de Sátão.

Reprodutor de áudio

O Foral da freguesia de Sátão foi, outorgado pelo Conde D. Henrique e sua mulher D.ª Teresa, em 9 de Maio de 1111, no mesmo ano em que foi dado também o Foral à cidade de Coimbra. Foi o segundo Foral, ou talvez o primeiro, concedido em toda a Beira Alta, só precedido pelo de Mangualde (Azurara), e antes dos Forais de Viseu e de todas as outras vilas do Distrito.

 

Pode ver também

Cristofe Pedrinho é candidato à Freguesia de Côta pelo PS – Autárquicas 2025

No passado sábado, 5 de abril, na sessão de apresentação da candidatura de João Azevedo …

Comente este artigo