É já na noite deste sábado, 27 de Maio, que se realiza a quarta edição da “Festa do 2 de Maio”. O evento acontece e evoca a praça histórica da cidade, a partir das 21H30.
Em 2017, o “Ano Oficial para Visitar Viseu”, o Município recupera do “baú” da história da cidade um acontecimento singular na promoção turística de Viseu na emergência do século XX: o eclipse solar total de 1900, ocorrido a 28 de Maio.
O fenómeno astronómico suscitou um “boom” de visitantes na cidade de Viriato, oriundos de vários pontos do país, inclusive comissões científicas e observatórios portugueses que vieram observar e registar o momento. A imprensa da época fala em 3 mil visitantes, cerca de um terço da população da cidade em 1900. Ao todo, estimam-se que cerca de 16 mil pessoas, entre visitantes e viseenses, tenham observado o eclipse.
O evento foi tido como uma oportunidade de promover o que de melhor a cidade tinha para oferecer, tendo a autarquia delineado uma estratégia interna para melhor receber visitantes e elites. Um acampamento provisório foi, inclusive, montado nas Lages de Gavim, local próximo da atual Rua Alexandre Herculano, com vista a acolher missões científicas.
Para o Presidente da Câmara Municipal, Almeida Henriques, “esta evocação reveste-se de um forte simbolismo para a cidade. O eclipse solar suscitou em Viseu uma dinâmica de visitantes e promoção turística singular. Neste ‘Ano Oficial’ convido todos os viseenses a partilhar este momento”.
Deste evento farão também parte atuações musicais de bandas filarmónicas e ranchos folclóricos. A evocação histórica associada à comemoração, da organização do Município de Viseu, estará a cargo da Zunzum – Associação Cultural.
Comente este artigo