O Secretário de Estado da Digitalização e da Modernização Administrativa, Mário Campolargo, inaugurou, no recinto da Feira de São Mateus, o stand “Eu Sou Digital”, numa lógica de promoção e divulgação à comunidade.
“Esta é uma iniciativa do Governo, operacionalizada pela equipa do MUDA (Movimento pela Utilização Digital Ativa), em parceria com várias entidades, que trabalha com pessoas que não têm qualquer interação com o mundo online, através de ações de capacitação digital desenvolvidas por voluntários no contexto familiar ou em locais de proximidade na comunidade em que vive (e.g., bibliotecas, escolas, juntas de freguesia, espaços cidadão, associações locais).
Segundo Mário Campolargo, 15% da população portuguesa não utilizam a internet, o Governo, com este projeto pretende que este número baixe significativamente.
O stand “Eu Sou Digital”, numa lógica de promoção e divulgação à comunidade, destina-se a todos os portugueses que nunca usaram a internet, em particular os adultos acima dos 45 anos que pretendam adquirir competências digitais essenciais ao dia-dia, referiu Mário Campolargo.
O membro do Governo apelou, em particular aos jovens, para se juntem a este projeto e que sejam mentores para que ajudem os menos familiarizados com a internet, com o objetivo de o país ser ainda mais digital.
E na edição deste ano da Feira de São Mateus está a ser testada uma nova forma de pagamento digital, que apesar de alguma resistência dos comerciantes, a medida teve uma forte adesão, destacou Pedro Alves, diretor da Viseu Marca, responsável pela organização do certame.
A meta do programa “Eu Sou Digital”, é capacitar com competências digitais básicas os cidadãos infoexcluídos da área territorial (aproximadamente 10% da população) no mais curto espaço de tempo.
“Pretende também que seja uma iniciativa exemplar e que possa ser replicada noutras zonas do país”, realçou o Secretário de Estado da Digitalização e da Modernização Administrativa.
Comente este artigo