Ex-autarcas de Viseu estão a ser investigados pela Polícia Judiciária devido a acusações do Ministério Público de Viseu que alegam a não devolução de telemóveis, tablets e iPad.
Os três autarcas, João Lourenço, antigo presidente do município de Santa Comba Dão, António Brito Correia, vice-presidente, e Fernando Cruz, ex-vereador da mesma localidade, tinham um contrato, entre 2005 e 2013, chamado “Programa de fidelização de grandes contas” em parceria com a Vodafone, avança o Jornal de Notícias (JN).
O contrato continha o empréstimo de 18 dispositivos no total, dos quais , acusa o MP, cinco foram dados por Fernando Cruz a familiares. Durante as buscas só um desses aparelhos foi encontrado em casa do autarca.
Relativamente a João Lourenço, a acusação é de que teria em sua posse um iPhone e um iPad.
Já o ex-vice presidente terá dado à esposa um Samsung Galaxy Ace Plus. Em sua casa foi apreendido um dos aparelhos do município.
O MP de Viseu insiste que os autarcas não devolveram os referidos equipamentos quando terminaram as suas funções nem quando foram avisados de que o teriam de fazer.
A Polícia Judiciária avança que à exceção de um dos aparelhos, todos os outros não foram encontrados.
Ao JN, João Lourenço afirmou “entregamos os telemóveis à Câmara. A mim não me custou nada, já tinha outro.”
Comente este artigo