A partir do próximo dia 28 de agosto e durante quatro semanas, vão ter lugar campanhas de trabalhos arqueológicos na anta da Lapa da Meruje e no sítio do Tapado das Casas, em Carvalhal de Vermilhas.
Na Lapa da Meruje serão realizados trabalhos de recuperação e estabilização dos esteios do corredor do monumento. No Tapado das Casas procurar-se-á determinar a funcionalidade e cronologia das estruturas construídas aí existentes.
Outro sítio que irá beneficiar de trabalhos arqueológicos nesta fase é a necrópole do Marco da Mata, Crasto de Campia, onde se pretende alargar a escavação realizada em 2021 no monumento n.º 8.
Os trabalhos na Lapa da Meruje e no Marco da Mata, inseridos no projeto MEGA Lafões, e os no Tapado das Casas, no âmbito do projeto MONS, serão coordenados respetivamente por António Faustino Carvalho, da Universidade do Algarve, e Catarina Tente, da Universidade Nova de Lisboa.
Além do apoio de técnicos do Município, estas escavações contam com a participação de estudantes de arqueologia de diversas universidades portuguesas.
Os dois projetos resultam da colaboração entre o Município de Vouzela e as referidas Universidades com vista ao estudo do património histórico-arqueológico do concelho.
Comente este artigo