Os enfermeiros iniciaram esta segunda-feira uma greve que decorrerá até sexta-feira, contra a recusa do Ministério da Saúde em aceitar a proposta de atualização gradual dos salários e de integração da categoria de especialista na carreira.
A greve foi marcada pelo Sindicato Independente dos Profissionais de Enfermagem (SIPE) e pelo Sindicato dos Enfermeiros (SE) para o período entre as 00h desta segunda-feira e as 24h de sexta-feira.
Os enfermeiros reivindicam a introdução da categoria de especialista na carreira de enfermagem, com respetivo aumento salarial, bem como a aplicação do regime das 35 horas de trabalho para todos os enfermeiros, mas a Secretaria de Estado do Emprego considerou irregular a marcação desta greve, alegando que o pré-aviso não cumpriu os dez dias úteis que determina a lei.
Em Viseu mais de meia centena de enfermeiros aderiram à greve, David Antunes enfermeiro no Centro hospitalar Tondela- Viseu, diz que em falta estão mais de 100 profissionais, porque há serviços a entrar em rutura e enfermeiros á beira da exaustão, salienta o enfermeiro David Ramos.
Os enfermeiros dizem que a segurança dos utentes pode estar em causa e alertam para o risco acrescido de infeções hospitalares.
A greve dos enfermeiros prolonga-se até sexta-feira.
Comente este artigo