A Direcção Regional da Beira Alta, do Sindicato dos Enfermeiros Portugueses, veio alertar para as condições de trabalho e segurança, que os cuidados de enfermagem prestados no domicílio têm vindo a sofrer. Em causa estão sobretudo o transporte dos enfermeiros e a falta de segurança quanto aos resíduos hospitalares.
Alfredo Gomes, do Sindicato dos Enfermeiros, explica que os centros de saúde não têm viaturas suficientes e as que existem não têm condições mínimas para fazer o transporte em segurança do material infectado.
A situação obriga os enfermeiros a usarem o serviço táxi para responderem aos pedidos. Alfredo Gomes explica que a ACES tinha um orçamento para adquirir 6 novas viaturas mas a verdade é que ainda não chegaram.
Alfredo Gomes considera que as 6 viaturas ainda assim não são suficientes mas trariam uma grande ajuda.
Os cuidados de enfermagem prestados no domicílio podem vir a estar em risco caso não haja uma resposta para solucionar o problema.
O Sindicato considera mesmo que “estão postos em causa não só a continuidade dos cuidados de enfermagem ao domicilio como também a segurança e as regras básicas de saúde pública”.
Comente este artigo